Após ter passado pela Câmara, foi aprovado ontem no Senado, o Projeto de Lei nº 2207/11, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, a UFSBA, e agora aguarda apenas a sanção presidencial.
Tendo sido projetada ao longo dos dois últimos anos, sob a tutela da Universidade Federal da Bahia, a recente instituição federal de ensino superior já representa uma transformação desse nível de ensino no país, ao propor uma estrutura acadêmica diferenciada e plano pedagógico inovador, possibilitando uma nova relação com o saber e verdadeiro compromisso ecossocial.
Muito há para ser falado sobra a UFSBA, das suas arquiteturas curriculares arrojadas ao impacto econômico para a região de instalação. Por ora, deixo que os princípios do seu Plano Orientador² falem por ela:
- excelência acadêmica – compromisso com a qualidade, originalidade, criatividade e relevância na produção de saberes e práticas referentes ao estado da arte da rede universitária contemporânea;
- eficiência – no sentido de uso otimizado de recursos públicos, como potencial de mais vagas em relação a docentes, instalações e equipamentos disponíveis;
- sustentabilidade – compromisso de proteção da biodiversidade e promoção de consciência ecossocial, com mobilização social e cidadania ativa, incorporado ao próprio processo de formação;
- impacto social – ampliação do acesso à educação superior, com inclusão social, destacando políticas de promoção de permanência e fomento ao êxito na formação;
- ressonância regional – maior cobertura geopolítica e rapidez de resposta na formação de graduados e pós-graduados, visando provocar efetivo impacto nos processos de desenvolvimento econômico, social e humano da Região;
- pluralidade pedagógica e flexibilidade – no duplo sentido da diversidade metodológica e de áreas de formação, implicando oferta de cursos necessários ao desenvolvimento da Região (engenharias, tecnologias industriais, saúde);
- interface sistêmica com a Educação Básica – ao fomentar formação interdisciplinar e flexível de docentes para os níveis médio, fundamental e infantil de ensino.
- articulação interinstitucional – na medida em que várias instituições públicas ofertam cursos superiores na Região, todo o planejamento institucional e acadêmico será realizado em estreita articulação e ampla consulta com as instituições, evitando assim duplicação, redundância ou desperdício de recursos públicos.
Resta aguardar o aval da presidenta e acompanhar os trabalhos de instalação. Com a constante reflexão conceitual das suas missões e metas, é tempo de operacionalizar as ideias, para ver em funcionamento a nova universidade, cuja previsão é de receber os primeiros estudantes já em setembro de 2014.
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¹ Título emprestado da notícia que foi vinculada no Portal UFBA: https://www.ufba.br/noticias/habemus-ufsba-bahia-conquista-terceira-universidade-federal
² Naomar de Almeida-Filho et al. Plano orientador institucional e político-pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia: minuta 6.0. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/117283898/PLANO-ORIENTADOR-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DO-SUL-DA-BAHIA
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