sexta-feira, 7 de junho de 2013

aprendizado, tecnologia e surpresas


Antes de entrar no mestrado, tive a ilusão de que meus temas de estudos seriam menos amplos do que na graduação, especialmente por vir de uma área bastante diversificada como a Psicologia. Mas como disse, somente ilusão mesmo. A despeito da etiqueta de stricto sensu, fato é que de estrito não há nada no mestrado, ao menos não antes de iniciar a dissertação. Há disciplinas a cumprir que cobrem uma relativamente extensa parte do conhecimento da área, daí que pipocam autores, ideologias e teorias os mais diversos. E mesmo que tivéssemos um percurso curricular estritamente estrito, é impossível concentrar-se apenas numa linha de investigação, num conhecimento específico. Quer dizer, possível é, há trabalhos monográficos. Mas eu, particularmente, não concebo aprendizagem sem diálogos, vínculos e extrapolações disciplinares e curriculares. Creio, inclusive, que esta é uma tendência pedagógica. Só creio...

Bom, tudo isso para dizer que estou envolvido num MOOC (Massive Open Online Course), em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, o que, a princípio, fugia totalmente dos meus interesses investigativos. E para minha segunda grande surpresa, estou me vendo participar de uma atividade em espanhol, língua à qual mantive desinteresse e resistência por boa parte dos meus dias. De fato, estou aproveitando bastante o curso, que é oferecido pela Universidad Autónoma de México, na plataforma Coursera, a qual recomendo, inclusive, o acesso. Há bastante coisa legal sendo oferecida por lá.

Gostaria, enfim, com certa aderência à proposta de a superior educação, de compartilhar então um outro blogue que serve de apoio à construção do projeto final do curso, onde venho postando reflexões sobre as TIC na Universidade Federal da Bahia:


Como dice el dicho, la vida nos da sorpresas!

Um comentário:

  1. Oi Caio,
    legal você ter um blog. Gostei do post e da ideia de compartilhar o seu percurso no mestrado. Para quem já está saindo, dá até saudade desse momento inicial de descobertas.
    :)

    ResponderExcluir